Receba dicas grátis!

Como fazer uma boa compra de aquecedores solares?

Os aquecedores solares são uma tendência no mercado atual. Como se trata de uma solução sustentável e econômica, as pessoas acabam se interessando pelo produto e, pouco a pouco, ele vai ganhando mais espaço na preferência do consumidor.

É preciso entender os benefícios que esses itens proporcionam ao meio ambiente e, também, ao bolso do consumidor.

Vamos dar algumas dicas de como comprar aquecedores solares com segurança. Leia o post e confira!

Procure uma empresa que seja especializada na fabricação e venda de aquecedores solares

É melhor procurar quem realmente entende do assunto. Pesquise pelas melhores empresas, aquelas que realmente oferecem produtos de boa qualidade, seguros, com alta durabilidade, sofisticados e que tenham boas referências dos clientes que os compraram.

Os aquecedores solares devem ser produzidos seguindo padrões nacionais e internacionais. Precisam ser submetidos a testes antes de ser aprovados. Certifique-se também de que a empresa oferece suporte técnico pós-venda e profissionais capacitados para instalar os dispositivos em sua casa.

As empresas fabricantes farão o produto de acordo com suas necessidades, ou seja, conforme um projeto específico.

Avalie qual será capacidade do reservatório e quantos coletores serão necessários

É preciso ter algum conhecimento sobre aquecedores solares para realizar uma boa compra. Claro que uma boa empresa irá orientá-lo sobre o produto ideal, mas convém que você saiba algo sobre o assunto.

Os aquecedores solares são formados pelos coletores (placas que captam a energia solar) e pelo reservatório onde a água se mantém aquecida (chamado de boiler). Os coletores convertem a energia solar em energia térmica, aquecendo a água que é enviada até o reservatório.

Antes de fazer sua compra, verifique quantos coletores serão necessários e qual a capacidade do boiler. Para responder essas questões, verifique quantas pessoas usarão o aquecedor e por quanto tempo. Por exemplo, mesmo que sejam poucas pessoas, o uso pode ser prolongado e a frequência contínua. Considere quais pontos serão servidos com a água aquecida (cozinha, banheiro).

Você poderá encontrar aquecedores solares destinados a um uso específico, como para piscinas e para banheiros.

Lembre também que certas regiões recebem maior incidência solar que outras, ou seja, quanto menor a incidência, talvez sejam necessários mais coletores.

Preste atenção na bomba

Outra dica é ficar atento à bomba de calor. Você pode comprá-la caso vá usar o aquecedor solar na piscina.

No caso de locais com pequeno volume de água, a integração pode ser feita diretamente entre os coletores e o reservatório: a água circula entre ambos por meio de um sistema natural (termossifão).

Mas, quando se trata de volume alto (como piscina), a utilização da bomba se faz necessária. Uma boa bomba de calor oferece vantagens como:

  • Pouco consumo de energia elétrica;
  • Resistência à radiação ultravioleta e a produtos químicos;
  • Facilidade na instalação;
  • Baixo nível de ruídos;
  • Proteção contra falhas na tensão elétrica.

Procure diferenciais na hora de comprar aquecedores solares

Atualmente, as empresas procuram destacar-se no mercado apresentando diferenciais competitivos que agreguem valor ao produto e aos serviços prestados.

Na hora de adquirir aquecedores solares, considere critérios como: preço (está na média de mercado, muito acima dela ou muito abaixo?); agilidade no prazo de entrega; profissionais qualificados; atendimento personalizado; boas opções de pagamento; inovação (os aquecedores solares incorporam as novas tecnologias ou ainda seguem uma metodologia de produção ultrapassada?); certificações; e outras coisas.

Outro critério que pode ser considerado um diferencial competitivo é o tempo em que a empresa atua no mercado. Uma empresa consolidada é uma boa opção para você comprar seu aquecedor solar com segurança.

 

Já tem aquecedores solares? Pretende instalá-los em sua casa? Conhece uma boa empresa para efetuar sua compra? Faça seu comentário: ele é muito importante para o blog!

Adicionar comentário