Receba dicas grátis!

Como realizar a troca do termostato do sistema do aquecedor solar

aquecedor solar

Depois de um dia cansativo e cheio, a vontade de relaxar em um banho agradável sempre surge. Mas, se a temperatura da água estiver muito fria, o plano pode não sair como esperado.

Por isso, é fundamental verificar se o sistema do aquecedor solar está em pleno funcionamento. Para tanto, as vezes pode haver a necessidade de realizar a troca de um pequeno aparelho chamado termostato.

Não sabe o que isso significa? Então acompanhe este artigo e aprenda como realizar o procedimento de maneira correta e segura!

Qual é a função do termostato do aquecedor solar?

O termostato é um acessório muito importante do sistema do aquecedor solar.  Algumas vezes ao ano, em ocasiões de temperatura ambiente muito baixa ou chuvas constantes, pode ser necessário utilizar a resistência elétrica presente no aquecedor solar. Esta resistência é ligada ao termostato que libera seu funcionamento, quando a temperatura da água diminuir em relação ao valor programado neste.

Desta forma o termostato garante que a resistência funcione e mantenha a água no reservatório, na temperatura ideal para utilização.

Apesar de ser bastante durável e exigir pouca manutenção, ele pode se queimar com o tempo. Sendo assim, é fundamental verificá-lo periodicamente, para identificar qualquer irregularidade ou dano o quanto antes.

O que fazer para trocá-lo corretamente?

Caso a necessidade de troca do termostato do aquecedor solar seja constatada, não há motivo para preocupação. Sua troca é simples, rápida e prática e requer apenas muita atenção do responsável.

O primeiro passo para realizar o processo é desenergizar o sistema de aquecimento. Em seguida, os cabos do equipamento devem ser desconectados, para que ele seja removido com segurança. O novo termostato deve ser inserido no local e muito bem fixado, para que o bulbo do sensor de temperatura possa trabalhar sem empecilhos.

Por fim, é só reconectar e reenergizar o sistema para testar e regular todas as funções do aparelho. É muito importante ter o manual do fabricante em mãos neste momento, para seguir todas as especificações recomendadas e evitar pequenos problemas.

Como a configuração da temperatura deve ser feita?

Os aquecedores solares de boa qualidade utilizam termostatos com temperatura variável, normalmente de 40ºC a 75ºC, basta girar o ponteiro para a temperatura desejada, normalmente entre 45ºC a 55C.

Pronto! Agora você já sabe todas as etapas que deve seguir para trocar o termostato do sistema do aquecedor solar e não precisa mais lidar com água fria em nenhuma época do ano.

O que você acha desse procedimento? Está preparado para realizá-lo com autonomia? Comente abaixo e participe!

Adicionar comentário