Receba dicas grátis!

É possível fazer a instalação de aquecedor solar em prédios?

instalação de aquecedor solar

A energia solar é uma tendência cada vez mais forte entre as diversas construções. Em casas e ambientes comerciais e industriais, as pessoas têm notado a importância de recorrer a essa energia limpa, sustentável e renovável.

Contudo, é bastante comum que haja dúvidas sobre o uso desse recurso em prédios. Como os condomínios são ambientes coletivos, é normal que não fique claro se é uma possibilidade.

Para responder às suas questões, descubra se a instalação de aquecedor solar é viável em edifícios e entenda como isso acontece.

Afinal, a energia solar pode ser usada em prédios?

O que nem todo mundo sabe é que os equipamentos de energia solar são uma alternativa, também, para ambientes prediais. Nesse caso, todos se beneficiam do recurso e conseguem obter as vantagens de tal elemento. Contudo, é importante considerar que há algumas limitações.

Os sistemas fotovoltaicos, em que os raios solares são convertidos em energia elétrica, são complexos, grandes e relativamente caros. Para abastecer um prédio inteiro, a solução ainda é inviável por ser muito cara.

Contudo, o aquecedor solar não é um problema. Como se baseia na captação dos raios e em sua conversão para energia térmica, o armazenamento de água aquecida é perfeitamente possível. Além da utilização da água aquecida para banho também é utilizado para a piscina que é de uso comum.

Como o processo é feito?

Apesar de ter algumas limitações, a instalação de aquecedor solar em prédios não é muito diferente daquela realizada em ambientes residenciais. Tudo começa com o dimensionamento, como o tamanho do reservatório ou a quantidade de coletores solares.

A partir daí, a água do reservatório é aquecida com o calor obtido e transformado pela energia solar. Então, o líquido pode ser usado para consumo. Nessa condição, especificamente, também é possível apostar na bomba de calor. Ela transfere a energia térmica do ar para a piscina e tem potências variadas. Assim, é uma excelente alternativa para completar o sistema, caso necessário.

Quais são os cuidados para tomar com a instalação de aquecedor solar?

Como se trata de um investimento, é fundamental que a adoção da energia solar seja fruto do comum acordo de todos os condôminos. O assunto precisará ser debatido em assembleia, onde poderá ser explicado todos os benefícios para os moradores e o ambiente.

Além disso, é indispensável procurar uma empresa segura, com experiência no mercado e itens de qualidade. Desse modo, é possível ter a certeza de que tudo funcionará conforme o esperado e que a durabilidade será elevada.

Na instalação de aquecedor solar, em si, é preciso garantir que o lugar seja protegido contra impactos diversos. Assim, o funcionamento é máximo e o sistema ficará sempre com a água na temperatura ideal.

Como resultado, todos terão mais conforto e haverá uma economia de energia muito importante. Assim, a construção ganhará com a adoção dessa solução sustentável.

A instalação de aquecedor solar é perfeitamente possível em prédios. Nesses casos, ele é usado para o aquecimento da água para banho e deixar a água da piscina na temperatura ideal, o que gera ótimos efeitos para os moradores.

O que você pensa sobre essa alternativa? Conte nos comentários e participe do debate!

Adicionar comentário