Receba dicas grátis!

4 mitos sobre aquecedor solar que você deve esquecer

mitos sobre aquecedor solar

O aquecedor solar é um recurso prático para quem deseja economizar energia elétrica, diminuir os gastos e, ainda, ajudar o meio ambiente.

Mesmo assim, há quem deixe de recorrer a ele por causa dos mitos sobre aquecedor solar. Essas mentiras propagadas de maneira contínua contribuem para que muitos não aproveitem as maravilhas dessa possibilidade.

Não quer ser uma dessas pessoas? Então confira 4 inverdades que você precisa esquecer!

1. Achar que a água não fica quente no inverno ou à noite é um dos mitos sobre aquecedor solar

Se o aquecimento é solar, então ele só funciona quando o dia está completamente ensolarado, certo? Pois saiba que esse é um dos maiores mitos e que você deve deixar de acreditar nele.

A questão é que o boiler é feito especificamente para manter a temperatura aquecida, tanto quanto possível. Ele funciona, mais ou menos, como se fosse uma garrafa térmica, ajudando a preservar o calor.

Com isso, depois de vários dias de sol, é provável que você ainda tenha água quente à noite e até se ficar nublado. Mesmo em uma sequência de dias nublados haverá algum aquecimento, que poderá ser complementado com o uso de energia elétrica.

2. Considerar que a instalação do aquecedor solar é muito cara também é um erro

Outra questão bastante relevante é que ele se trata de uma alternativa limpa e sustentável. Assim, muita gente acredita em um dos principais mitos sobre aquecedor solar: o de que ele é caro.

O fato é que, a cada dia que passa, essa é uma opção mais viável e popular. Com a maior oferta sobre essa tecnologia, os preços vêm se tornando progressivamente competitivos.

Tudo isso garante que, atualmente, investir nessa opção seja muito mais em conta do que você imagina, trazendo ótimos efeitos.

3. Julgar que a redução na conta não compensa os custos desperdiça boas oportunidades

Por falar em gastos para a instalação, é comum encontrar quem ache que esse sistema não economiza o suficiente. Eventualmente, isso significaria que a redução na conta de luz não seria o bastante para trazer o retorno sobre os gastos.

Contudo, a realidade é muito diferente. Como o aquecimento de água do chuveiro é um dos maiores custos em qualquer residência, substituir a fonte de água quente/morna, ainda que parcialmente, diminui as despesas de maneira considerável.

Com isso, a economia é tão interessante que, em pouco tempo, você revê o dinheiro gasto para instalar e consegue favorecer cada vez mais o orçamento.

4. Pensar que a instalação só serve para dar água quente no chuveiro também é incorreto

Outro entre os mitos sobre aquecedor solar é achar que ele só serve para a água do chuveiro. Embora esse seja o uso comum, ele não é o único, podendo ser útil para várias outras funções na casa.

É viável criar torneiras com saída de água aquecida, indo do lavabo e do banheiro até a cozinha. Até mesmo a piscina pode receber água parcialmente quente, garantindo que ela possa ser usada à noite ou em dias frios, por exemplo.

Ao deixar de lado esses mitos sobre aquecedor solar, você terá todas as oportunidades de aproveitar o sistema da melhor maneira. Assim, poderá economizar e ser mais ecologicamente correto.

Conhece algum outro mito ou tem dúvidas? Então deixe seus comentários e participe!

Adicionar comentário