Receba dicas grátis!

Saiba por que o aquecedor solar é melhor que o aquecedor a gás

aquecedor a gás

Para fugir da crise econômica, muitas pessoas já concentram seus esforços no uso inteligente de recursos naturais. Por isso, escolher um novo sistema de aquecimento de água é uma das iniciativas mais populares para garantir a economia na conta.

O aquecedor a gás era um dos equipamentos mais populares para esse fim. Porém, com o avanço da tecnologia e a conscientização sobre o meio ambiente, o aquecedor solar ganhou muito mais mercado, além de apresentar maiores vantagens.

Quer saber quais são elas e por que esse tipo de aquecedor é a melhor opção para a sua casa? Então, continue lendo este artigo e acerte na escolha.

Como funciona a instalação dos aquecedores

O aquecedor a gás precisa ser instalado em um local apropriado na área de serviço, com ventilação constante. Além disso, é preciso posicionar uma chaminé para eliminar os gases resultantes de seu funcionamento, o que polui bastante o ecossistema.

O aquecedor solar, por sua vez, é instalado no telhado da casa, de forma prática e rápida. Sua limpeza é esporádica e ele não emite nenhum gás poluente, sendo assim uma alternativa muito mais sustentável e colaborativa.

Diferenças na alimentação de energia

Os gastos com a alimentação de energia no aquecedor a gás são muito maiores. Ela precisa ser feita através de gás natural encanado ou liquefeito de petróleo, como nos botijões que normalmente utilizamos na cozinha.

Enquanto isso, o aquecedor solar se alimenta unicamente da luz do sol, uma fonte de energia inesgotável. Os painéis conseguem armazenar calor suficiente para trabalharem bem mesmo em dias mais frios ou nublados. Ainda que o equipamento seja um pouco mais caro, o retorno no bolso aparece rapidamente.

O sistema a gás fornece aquecimento para um grande número de duchas, mas o sistema de energia solar é ideal para banhos mais rápidos e economizar, pois aquece uma quantidade menor de água por vez.

Pontos a se considerar sobre aquecedor a gás e aquecedor solar

Enquanto o aquecedor solar é muito mais seguro e durável, o aquecedor a gás se mostra mais caro em instalação e exige uma infraestrutura adequada, o que acaba gerando mais trabalho e, consequentemente, mais gastos.

O sistema de aquecimento solar ainda se mostra muito mais eficiente no que diz respeito a definição da temperatura e economia da água. No sistema a gás, a água que está acumulada mais próxima à saída do chuveiro não aquece, e quem está usando acaba esperando mais tempo para entrar no banho até conseguir uma temperatura uniforme e adequada.

Em ambos os casos, porém, é interessante drenar a água periodicamente para eliminar impurezas acumuladas na tubulação. A instalação também só deve ser feita por profissionais especializados.

Em um balanço geral de todas essas informações, é possível perceber por que o aquecedor solar é muito melhor que o aquecedor a gás. Está na hora de você transformar o sistema da sua casa!

O que você acha do uso de aquecedor solar? Concorda que seu uso é muito mais vantajoso em relação ao aquecedor a gás? Contribua com este artigo e deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Adicionar comentário